Sobre a Imersão

A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) tornou-se uma ferramenta indispensável para diagnóstico por imagem na odontologia clínica. Em particular, as reconstruções dos volumes tomográficos utilizando o software e-Vol DX fornecem aos dentistas, maior precisão diagnóstica para morfologia dentária e radicular e patologias relacionadas a dentes e ossos devido aos filtros exclusivos de correção de imagem e 3D realísticos.

A CDT juntamente com um grupo de professores renomados atendeu ao pedido da Diretoria da ABRO e está oferecendo uma oportunidade única aos radiologistas de todo o Brasil de participarem do primeiro curso de imersão em TCFC. Estamos disponibilizando de forma gratuita o pacote de software mais completo para a navegação de tomografias de feixe cônico — o e-Vol DX. Desta forma, juntamente com professores nacionais e internacionais vamos ensinar de uma forma dinâmica os radiologistas como utilizar as ferramentas básicas e avançadas do software e-Vol DX para interpretar adequadamente os volumes 3D em odontologia.

O curso vai abordar as melhores práticas que envolvem questões técnicas, como parâmetros de aquisição e configurações de exibição de imagem, para otimizar a qualidade da imagem e maximizar os recursos de diagnóstico dos tomógrafos disponíveis, independente do fabricante. Este curso interativo de interpretação oferece uma oportunidade única de aprender a abordagem sistemática da interpretação de TCFC desenvolvida por professores e clínicos renomados.O curso se baseia nos 4 pilares de imagem:
             •  Aquisição do Volume
             • Correção e Aprimoramento da qualidade de imagem do Volume
             • Exploração/Navegação do Volume
             • Interpretação dos achados radiográficos

Cada fase do fluxo de trabalho de imagem da TCFC será explicada em detalhes. Na fase de aquisição da TCFC, enfatizaremos o papel de entender e modificar os parâmetros de exposição de acordo com perguntas específicas de diagnóstico para obter qualidade e resultados consistentemente “excelentes”, independentemente do tomógrafo utilizado. Na fase de correção e aprimoramento do volume tomográficos, ensinaremos como reconhecer artefatos de imagem indesejáveis, como ruído, beam hardening e artefatos de contraste, e vamos demonstrar como o software e-Vol DX pode ajudar os usuários a reduzir esses efeitos indesejáveis. Usando casos clínicos, demonstraremos o efeito dos filtros específicos de diagnóstico do e-Vol DX e discutiremos em quais cenários clínicos eles devem ser aplicados. Na fase de exploração/navegação dos dados, forneceremos informações sobre novos avanços de hardware e software que mudarão fundamentalmente a maneira como exibimos e interagimos com os volumes da TCFC.

Demonstraremos como o uso da renderização em 3D de forma específica aumenta o diagnóstico radiográfico e como a da renderização 3D realística, recém-desenvolvida pela CDT, ajuda os clínicos a entenderem o diagnóstico radiográfico de uma melhor maneira. Esta apresentação fornecerá ferramentas importantes para tirar o máximo proveito do software e-Vol DX e como a TCFC atua como uma importante ferramenta de apoio à decisão clínica, na medida em que fornece informações valiosas sobre quando tratar, como tratar e, tão importante quanto quando não tratar.

Esperamos que esse curso forneça aos participantes um maior grau de confiança na detecção de variações anatômicas e patologias pelas imagens de TCFC.

Sejam bem vindos!

Agenda semana #1

01/04/2020 - 14h Primeira Atividade

Nossa primeira atividade será uma chamada na plataforma Zoom, que utilizaremos na imersão, onde faremos os devidos testes nos dispositivos dos participantes. Será o momento de sanarmos dúvidas quanto às atividades durante a imersão. 

A programação semanal da imersão será disponibilizada na medida que definirmos com os professores os temas diários.

Todos inscritos recebem em seu e-mail as orientações de como acessar a plataforma.

02/04/2020 - 16h Aula #1 - Pilares do Diagnóstico

Iniciaremos a imersão com Bruno Azevedo e Mike Bueno abordando os pilares do diagnóstico em tomografia. Será uma experiência única, cheia de conteúdo e prática.
A imersão sairá do básico ao avançado de forma didática e com tempo para que todos possam acompanhar.

Duração entre 1h e 2h.

Assuntos abordados

Ajuste de qualidade de imagens de tomografia Cone Beam.
Tomografia Cone Beam no estudo da microanatomia radicular e do tecido ósseo perirradicular.
Interpretação de artefatos em tomografia Cone Beam.
Fraturas radiculares, reabsorções radiculares, perfurações radiculares.
Periodontite apical.
Periodontite marginal.
Filtros diagnósticos do e-Vol DX.
Ferramentas e filtros do e-Vol DX para comunicação de alto impacto.

 


Qual o valor da imersão?

É TOTALMENTE GRATUITO!

Isso mesmo, sem custo algum! A imersão é um movimento da CDT Software que acrescenta conhecimento a todos os profissionais da área de Radiologia odontológica.

Como participar?

As inscrições já foram encerradas.

Como acontecerá a imersão?

A imersão acontecerá via plataforma zoom, que é um aplicativo gratuito para Windows, Mac, Android e iOS onde é possível fazer Videoconferências.

Posso instalar em mais de um dispositivo para assistir a imersão?

Sim, é possível instalar em vários dispositivos como smartphones, computadores e tablets. No entanto para a pratica com os exames é necessário equipamento conforme especificações do e-Vol DX ou e-Vol DX Viewer.


images/logos/LogoCDTH.png

Primeira linha em Software para Radiologia Odontológica

Produtos

  • ServerOdonto
  • e-Vol DX
  • Diag X

Contatos

+55 12 98278-7900

+55 12 3922-7900

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.